Mailing List: Como utilizar sua lista de dados

Conheça as diversas formas de utilizar o seu mailing, a fim de tirar o máximo proveito dos contatos contidos nele em ações programadas de vendas, marketing direto e/ou digital.

As dicas a seguir são essenciais para que você usufrua de diversas possibilidades, através de uma base de contatos atualizada e segmentada do seu público alvo potencial.

Mailing para Telemarketing

O bom e velho telemarketing ainda funciona.

Afinal, o contato pessoal ainda é a melhor opção de prospecção direta.

Porém, hoje em dia, é difícil encontrar alguém com tempo disponível ou desocupada para nos atender e conversar sobre uma possível parceria cliente x fornecedor.

Na maioria das vezes, precisamos ligar 3-4 vezes para encontrar o nosso contato, pois, na maioria das vezes, está quase sempre sem tempo ou ocupado.

Por isso, este tipo de prospecção leva mais tempo, demanda um trabalho muito maior e você ainda tem que ter muita paciência para se manter motivado.

Por outro lado, quando localizamos o contato e conseguimos conversar com este, os resultados são supreendentementes mais rápidos e fáceis de serem obtidos comparados a uma abordagem impessoal. 

E-Mailing

O E-mail marketing é um aliado do seu marketing direto. Utiliza-se o e-mail marketing para gerar tráfego ao seu site e/ou para divulgar produtos com vendas diretas pela internet. 

Deste modo, imagens de produtos são amplamente  utilizadas, assim como chamadas de ofertas de interesse do contato do seu mailing.

Mas, não para por aí. É possível enviar artigos, newsletters, lembretes e mensagens de aniversário através do e-mail marketing. 

Uma outra opção para utilizar o e-mail marketing de forma eficiente com seu mailing,  é para divulgação de eventos, feiras e cursos. 

Desta forma, caso há uma data limite para inscrição e pouco tempo para divulgar, o e-mail marketing faz a diferença.

Antes de tudo, não se esqueça de confirmar a reputação dos IPs de envio do seu servidor e a qualidade dos seus e-mails. Além disso, não se deve ter mais de 5% de e-mails inválidos em sua lista para não prejudicar a sua campanha.

Se preciso, faça uma validação dos seus e-mails antes de iniciar a sua campanha de e-mail marketing.

Automação de E-mails 

Gere leads de forma rápida com automação e sequência de e-mails. Esta modalidade é indicada apenas para contatos B2B com e-mails corporativos válidos.

Se você possui centenas ou milhares de contatos e precisa enviar e-mails para todos eles de forma personalizada, saiba que não precisa mais perder seu tempo escrevendo ou copiando/colando e-mails individualmente e nem confirmado os recebimentos dos mesmos.

Para isto, existem diversas ferramentas de automação de e-mails. A nossa se chama DataLeads

Através de um mailing ultra segmentado e com diversas informações, conseguimos personalizar os seus
e-mails para cada um de seus contatos. Inclusive, customizar a sua assinatura para cada e-mail enviado.

Você poderá personalizar palavras, produtos, chamadas, frases e tudo o que mais desejar.

Da mesma forma, você pode variar os e-mails e remetentes para dividir os esforços de vendas entre os membros da sua equipe comercial.

Neste formato de prospecção, o seu trabalho é apenas atender, agendar reuniões e vender.

Leads

Agora imagine, você recebendo mais de 50 e-mails de leads potenciais com uma sequência que parece mágica em sua caixa de e-mails? Em apenas uma hora? Ótimo, não?! Nós testamos e aprovamos! 

Neste metódo, você irá receber e-mails de contatos interessados em conhecer a sua empresa através de uma call, apresentação ou reunião presencial.

Por outro lado, também pode haver retorno de muitos contatos “sem interesse no momento“.

De tal forma, eu aconselho até criar uma regra na sua caixa de e-mail, para filtrar casos semelhantes, pois, num futuro próximo pode ser um melhor momento para retomar o contato.

Ah, mas você deve se perguntar: eu preciso confirmar o recebimento dos meus e-mails para todos os contatos? A resposta é não!

Na sequência de e-mails, você programa para que o sistema identifique os e-mails não lidos e envie um modelo de confirmação simples, como, por exemplo :

“Olá [NOME], gostaria de confirmar o recebimento do e-mail enviado….referente a apresentação do produto : [NOME_DO_PRODUTO]…”.

Adicionalmente, podemos pontuar os contatos por meio de cada leitura, cliques e acessos ao seu site através de um pixel de rastreamento

Como resultado, este processo permite que você identifique quais são os leads mais quentes, os famosos hot leads 

Mailing para Retargeting 

O retargeting, também conhecido como remarketing, é utilizado para divulgar anúncios (ads) em redes sociais através de listas de contatos ou mailings segmentados. 

Diversas plataformas possuem esta opção para direcionar anúncios ao seu público de clientes e parceiros.

Por exemplo, no linkedin, esta opção é chamada de matched audiences, sendo feita através da importação do e-mail ou domínio dos contatos que deseja direcionar o seu anúncio. 

Da mesma forma, o facebook ads possui uma ferramenta chamada de públicos personalizados, com mais opções para cruzamento dos dados.

Consequentemente, você pode inserir mais dados e variavéis como: telefone, celular, e-mail, nome, cidade e data de nascimento, para identificar o seu lead. 

Todavia, aconselho você utilizar o linkedin para anúncios B2B (corporativo) e o facebook ads para anúncios B2C (consumidores) ou branding (reconhecimento da marca).

Por certo, esta nova modalidade de anunciar é fantástica! Imagine, segmentar o seu mailing com diretores de empresas potenciais com alto poder de decisão. Mas, em contrapartida com poucas chances de contatá-los diretamente por canais tradicionais.

Enfim, é através do retargeting que o seus anúncios e o seu negócio irão aparecer para o seu público-alvo potencial, nas redes sociais, todos os dias, até causar certa curiosidade em clicar e conhecer a sua empresa!

CRM – Funil de vendas

Primeiramente, se você possui um sistema de CRM,  importe o seu mailing diretamente a sua base contatos.  
Logo após, crie um novo funil de vendas, para sua equipe comercial trabalhar de forma ativa na prospecção.
 
Em seguida, divida ou identifique seus contatos com filtros de segmentos, perfis, setores, portes e regiões. 
 

No gerenciamento do CRM e durante a atualização do funil de vendas, crie novos negócios e ative novas contas conforme o andamento da prospecção.

A princípio, envie e-mails ou faça contatos por telefone diretamente com sua base de prospecção no funil.

Utilize todos os recursos disponíveis do seu sistema de CRM para automatizar os processos e qualificar potenciais clientes que vieram do seu mailing.

Enfim, somente através de um mailing qualificado, atualizado e segmentado, você terá tantas opções para criar e personalizar os leads dentro do seu sistema de CRM.

Conclusão

Estas são apenas algumas das formas de utilizar o seu mailing list. 

Aproveite todos os recursos que os dados podem trazer para sua equipe de vendas e de marketing.

No próximo post, irei escrever sobre como utilizar o seu mailing ou uma base de dados em proejtos de BI – inteligência de mercado com recursos de geomaping, heatmap e reports (relatórios).
 
Autor: Ricardo Frasson – CEO Dataseek – [email protected]

Recommended Posts